Cifras Musicais (Básicas)


Hoje entenderemos melhor sobre as cifras que são utilizadas para qualquer instrumentista. Por sinal, é a primeira coisa que um instrumentista aprende antes de qualquer partitura ou tablatura.

 

As cifras são de extrema importância entender, pois são através delas que você aprenderá sobre harmonia (que te fará um músico completo). Então vamos lá:

 

Primeiro de tudo, precisamos saber que a primeira nota musical que existe é a nota “Lá”, e não a nota “Do” como muitos pensam. Isso vem da época dos gregos e romanos.

 

Se analisarmos um piano que possui todas as notas musicais de um instrumento temperado (12 notas), podemos ver que a primeira tecla do piano é a nota “Lá”, e não o “Do”. E a partir da nota “Lá”, a sequência segue entre as 12 notas de forma repetitiva até chegar em notas mais agudas.

 

A nota “Do” é reconhecida como “nota central”, pois no meio de tantos “Dos” que existem na música, e de tantas outras notas que existem, há um “Do” que fica exatamente no meio dessas notas. Esse é o “Do Central”, que é utilizado como um ponto de referência.



Tem também a escala de Do Maior ser exatamente as 7 notas musicais conhecidas: Do-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si... o que facilita a explicação teórica. Por esse motivo, muitos pensam que o “Do” é a primeira nota musical que existe, porém, o “Do” foi mudado apenas no século XI com o monge Guido d’Arezzo.

 

Guido D’Arezzo utilizou um hino cristão de São João Batista, no qual ele adotou a primeira sílaba de cada verso do hino para ser chamado pelas nomenclaturas musicais que utilizamos como o caso de: Do-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si. Mas essa história será aprofundada em um outro texto.

 

Sabendo que a primeira letra alfabética é o “A”, e que o “Lá” é a verdadeira primeira nota musical que existe, concluímos então que o “Lá” é a letra “A”, ficando:

 

 


Lembrando que isso são as NOTAS musicais. E não existem notas maiores ou menores, pois uma nota é simplesmente uma nota isolada. Maior ou menor são caracterizados assim para definir um acorde, escala, tonalidade de uma música. Para ser maior ou menor, deve-se haver um conjunto de notas que caracterizarão se aquele acorde/escala/tonalidade é maior ou menor.

 

Quando falamos de notas, elas são chamadas de naturais, como por exemplo: A = Lá Natural.

Se houver sustenido e bemol, basta chamar de:

A# = Lá Sustenido;

Ab = Lá Bemol.

 

Mas quando chamamos uma cifra de maior ou menor?

 

Quando falarmos de acordes/escalas/tonalidades, se houver apenas a letra, ela é considerada MAIOR. Por exemplo: A = Lá Maior.

Se houver a letra com uma letra “m” ao lado, é considerada MENOR. Por exemplo: Am = Lá Menor.

 

Se houver algum acidente (sustenido ou bemol), esse acidente sempre será colocado à frente da LETRA principal, por exemplo:

A# = Lá Sustenido Maior

Ab = Lá Bemol Maior

A#m = Lá Sustenido Menor

Abm = Lá Bemol Menor

 

A mesma regra vale para as outras cifras!


Henrique Regiani

Professor de Violão e Contrabaixo

Aulas Online ou Presencial

Contato: (11) 99286-9765


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