Cifras Musicais (Básicas)
Hoje entenderemos melhor sobre
as cifras que são utilizadas para qualquer instrumentista. Por sinal, é a
primeira coisa que um instrumentista aprende antes de qualquer partitura ou
tablatura.
As cifras são de extrema
importância entender, pois são através delas que você aprenderá sobre harmonia
(que te fará um músico completo). Então vamos lá:
Primeiro de tudo, precisamos
saber que a primeira nota musical que existe é a nota “Lá”, e não a nota “Do”
como muitos pensam. Isso vem da época dos gregos e romanos.
Se analisarmos um piano que
possui todas as notas musicais de um instrumento temperado (12 notas), podemos
ver que a primeira tecla do piano é a nota “Lá”,
e não o “Do”. E a partir da nota “Lá”, a sequência segue entre as 12
notas de forma repetitiva até chegar em notas mais agudas.
A nota “Do” é reconhecida como “nota central”, pois no meio de tantos “Dos” que existem na música, e de tantas outras notas que existem, há um “Do” que fica exatamente no meio dessas notas. Esse é o “Do Central”, que é utilizado como um ponto de referência.
Tem também a escala
de Do Maior ser exatamente as 7 notas musicais conhecidas: Do-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si... o que facilita
a explicação teórica. Por esse motivo, muitos pensam que o “Do” é a primeira nota musical que existe, porém, o “Do” foi
mudado apenas no século XI com o monge Guido d’Arezzo.
Guido D’Arezzo utilizou um
hino cristão de São João Batista, no qual ele adotou a primeira sílaba de cada
verso do hino para ser chamado pelas nomenclaturas musicais que utilizamos como
o caso de: Do-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si.
Mas essa história será aprofundada em um outro texto.
Sabendo que a primeira letra alfabética é o “A”, e que o “Lá” é a verdadeira primeira nota musical que existe, concluímos então que o “Lá” é a letra “A”, ficando:
Lembrando que isso são as
NOTAS musicais. E não existem notas maiores ou menores, pois uma nota é
simplesmente uma nota isolada. Maior ou menor são caracterizados assim para
definir um acorde, escala, tonalidade de uma música. Para ser maior ou menor,
deve-se haver um conjunto de notas que caracterizarão se aquele acorde/escala/tonalidade
é maior ou menor.
Quando falamos de notas, elas
são chamadas de naturais, como por exemplo: A = Lá Natural.
Se houver sustenido e bemol,
basta chamar de:
A#
=
Lá Sustenido;
Ab
=
Lá Bemol.
Mas quando chamamos uma cifra
de maior ou menor?
Quando falarmos de
acordes/escalas/tonalidades, se houver apenas a letra, ela é considerada MAIOR.
Por exemplo: A = Lá Maior.
Se houver a letra com uma
letra “m” ao lado, é considerada
MENOR. Por exemplo: Am = Lá Menor.
Se houver algum acidente
(sustenido ou bemol), esse acidente sempre será colocado à frente da LETRA
principal, por exemplo:
A#
=
Lá Sustenido Maior
Ab
=
Lá Bemol Maior
A#m
=
Lá Sustenido Menor
Abm
=
Lá Bemol Menor
A mesma regra vale para as
outras cifras!
Henrique
Regiani
Professor
de Violão e Contrabaixo
Aulas Online ou Presencial
Contato:
(11) 99286-9765
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