Intervalo - Tom e Semitom

                                                                     


Hoje abordaremos um tema de extrema importância e que é frequentemente colocado na prática principalmente para ajudar os vocalistas. Esse tema é o Tom e Semitom.

Lembrando que abordaremos sobre o tema baseado nos sustenidos e bemóis, além das cifras, ou seja, se você não entende de sustenido, bemol e cifras, recomendo ler as aulas anteriores que estão nos links abaixo:

 

Sustenido e Bemol: http://www.henriqueregiani.com.br/post/notas-musicais/67/

 

Cifras: http://www.henriqueregiani.com.br/post/cifras-musicais-basicas/73/

 

Primeiro, temos que entender que “intervalo” é a distância de uma nota para outra.

 

Segundo, temos que entender o que é “tom” e “semitom” na prática:


 

1 Tom: Quando temos 3 notas em jogo. Pode ser contado tanto de forma crescente/ascendente como também decrescente/descendente.

Exemplos:

C – C# - D = Representa 1 Tom a distância entre C e D, ou, D e C.

E – F – F# = Representa 1 Tom a distância entre E e F#, ou, F# e E.
Afinal, o E “não possui” sustenido (#), e para termos 3 notas em jogo nesse caso, deve ser acrescentado o F#.

F – Gb – G = Representa 1 Tom de distância entre G e F, ou, F e G.

 

A partir disso, se quiser saber acima de 1 tom, basta somar para cima ou para baixo, podendo haver 2 tons, 2 tons e meio, 3 tons, 3 tons e meio, 4 tons e assim por diante.

 

Normalmente quando se conta de forma crescente é utilizado o Sustenido, e, quando se conta de forma decrescente é utilizado o Bemol.

 

Se for mais de 1 Tom, o cálculo fica:

C – C# - D – D# - E = Representa 2 Tons a distância entre C e E.

O mesmo vale para as demais distâncias.

 

 

1 Semitom: Quando temos 2 notas em jogo. Sua contagem também é tanto crescente/ascendente como decrescente/descendente. Também conhecido como meio-tom.

Exemplo:

CC# = Representa 1 Semitom a distância entre C e C#.

E F = Representa 1 Semitom a distância entre E e F, afinal, o E “não possui” sustenido (#).

FGb = Representa 1 Semitom de distância entre Gb e F. Repare que desta vez dei um exemplo decrescente/descendente, ou seja, a nota F está 1 Semitom abaixo da nota Gb.

 

A partir disso, basta somar para cima ou para baixo, podendo haver 2 semitons, 3 semitons, 4 semitons e assim por diante.

 

Se for mais de 1 Semitom, o cálculo fica:

C – C# - D – D# - E = Representa 4 Semitons a distância entre C e E.

O mesmo vale para as demais distâncias.

 

Lembrando: Quando se calcula para baixo, pense com o Bemol (b), e se calcular para cima, pense com o Sustenido (#).

 

Isso vale tanto para notas (como foi dado no exemplo), como também vale para acordes.

 

Na prática, pode acontecer de você aprender a tocar e cantar uma música, porém a mesma estar em uma tonalidade que sua voz não consegue “dar conta do recado”, seja porque ela é muito aguda, seja porque ela é muito grave. Neste caso, você deve aumentar o tom se a música estiver muito grave para você, ou diminuir o tom se a música estiver muito aguda para você. Em alguma tonalidade sua voz encaixará melhor.

 

Vamos exemplificar pegando uma sequência de acordes que encontramos em diversas músicas:

 

Sequência no tom de C (original):

C – G – Am – F

 

Se a música estiver nessa sequência e você achar que para sua voz esteja muito grave, o ideal é aumentar 1 tom, que ficaria:

D – A – Bm – G

 

Repare que a estrutura da música não muda, ou seja, onde o acorde é maior continuará sendo maior, e onde o acorde é menor continuará sendo menor. Já a tonalidade foi alterada com outros acordes, porém sua voz estaria em uma região mais confortável, se por ventura a sequência original que é em C (Do Maior) estivesse muito grave para você.

 

Agora, se a sua música estiver no tom original de C e você achar que está muito agudo, o ideal é abaixar 1 tom, que ficaria:

Bb – F – Gm – Eb

 

Você pode abaixar ou aumentar o tom da música da forma que quiser, pois esses foram apenas dois exemplos que citei. Mas podemos aumentar ou diminuir em 1 semitom, 2 tons, 2 tons e meio, 3 tons e etc.

 

Atenção! Tenha bom senso! Muitas músicas podem perder a característica se diminuir ou aumentar muito a tonalidade. Às vezes é melhor descartar uma música devido a mudança da tonalidade ser muito extrema. A média para se mudar uma tonalidade e fazer com que a música não perca sua característica é de no máximo 2 Tons tanto para cima quanto para baixo.

 

Faça um teste! =)

 

Pegue o seu instrumento, diminua ou aumente a tonalidade de alguma música e cante em cima. Quem sabe você não descobre uma região que te faz cantar até melhor? Isso vale também se você acompanhar algum cantor(a), verifique com ele(a) se a voz está confortável, e se não estiver, altere a tonalidade da música.

 

Bons treinos e espero ter contribuído novamente para o seu conhecimento musical. 


Henrique Regiani

Professor de Violão e Contrabaixo

Aulas Online ou Presencial

WhatsApp: (11) 99286-9765


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