Intervalo - Tom e Semitom
Hoje abordaremos um tema de
extrema importância e que é frequentemente colocado na prática principalmente
para ajudar os vocalistas. Esse tema é o Tom e Semitom.
Lembrando que abordaremos
sobre o tema baseado nos sustenidos e bemóis, além das cifras, ou seja, se você
não entende de sustenido, bemol e cifras, recomendo ler as aulas anteriores que
estão nos links abaixo:
Sustenido e Bemol: http://www.henriqueregiani.com.br/post/notas-musicais/67/
Cifras: http://www.henriqueregiani.com.br/post/cifras-musicais-basicas/73/
Primeiro, temos que entender
que “intervalo” é a distância de uma nota para outra.
Segundo, temos que entender o que é “tom” e “semitom” na prática:
1 Tom:
Quando temos 3 notas em jogo. Pode ser contado tanto de forma crescente/ascendente
como também decrescente/descendente.
Exemplos:
C – C#
- D = Representa 1 Tom a distância
entre C e D, ou, D e C.
E – F –
F# = Representa 1 Tom a distância
entre E e F#, ou, F# e E.
Afinal, o E “não possui” sustenido (#), e para termos 3 notas em jogo
nesse caso, deve ser acrescentado o F#.
F – Gb
– G = Representa 1 Tom de distância
entre G e F, ou, F e G.
A partir disso, se quiser
saber acima de 1 tom, basta somar para cima ou para baixo, podendo haver 2
tons, 2 tons e meio, 3 tons, 3 tons e meio, 4 tons e assim por diante.
Normalmente quando se conta de
forma crescente é utilizado o Sustenido, e, quando se conta de forma decrescente
é utilizado o Bemol.
Se for mais de 1 Tom, o
cálculo fica:
C – C#
- D – D# - E = Representa 2 Tons a
distância entre C e E.
O mesmo vale para as demais
distâncias.
1 Semitom: Quando
temos 2 notas em jogo. Sua contagem também é tanto crescente/ascendente como decrescente/descendente.
Também conhecido como meio-tom.
Exemplo:
C – C# = Representa 1 Semitom a distância
entre C e C#.
E
–
F = Representa 1 Semitom a distância
entre E e F, afinal, o E “não possui” sustenido (#).
F – Gb = Representa 1 Semitom de distância
entre Gb e F. Repare que desta vez dei um exemplo
decrescente/descendente, ou seja, a nota F está 1 Semitom abaixo da nota
Gb.
A partir disso, basta somar
para cima ou para baixo, podendo haver 2 semitons, 3 semitons, 4 semitons e
assim por diante.
Se for mais de 1 Semitom, o
cálculo fica:
C – C#
- D – D# - E = Representa 4 Semitons
a distância entre C e E.
O mesmo vale para as demais
distâncias.
Lembrando: Quando se calcula
para baixo, pense com o Bemol (b), e se calcular para cima, pense com o
Sustenido (#).
Isso vale tanto para notas
(como foi dado no exemplo), como também vale para acordes.
Na prática, pode acontecer de
você aprender a tocar e cantar uma música, porém a mesma estar em uma
tonalidade que sua voz não consegue “dar conta do recado”, seja porque ela é
muito aguda, seja porque ela é muito grave. Neste caso, você deve aumentar
o tom se a música estiver muito grave para você, ou diminuir o tom se a
música estiver muito aguda para você. Em alguma tonalidade sua voz encaixará
melhor.
Vamos exemplificar pegando uma
sequência de acordes que encontramos em diversas músicas:
Sequência no tom de C
(original):
C
– G – Am – F
Se a música estiver nessa
sequência e você achar que para sua voz esteja muito grave, o ideal é aumentar
1 tom, que ficaria:
D
– A – Bm – G
Repare que a estrutura da
música não muda, ou seja, onde o acorde é maior continuará sendo maior, e onde
o acorde é menor continuará sendo menor. Já a tonalidade foi alterada com
outros acordes, porém sua voz estaria em uma região mais confortável, se por
ventura a sequência original que é em C (Do Maior) estivesse muito grave para
você.
Agora, se a sua música estiver
no tom original de C e você achar que está muito agudo, o ideal é abaixar
1 tom, que ficaria:
Bb
– F – Gm – Eb
Você pode abaixar ou aumentar
o tom da música da forma que quiser, pois esses foram apenas dois exemplos que
citei. Mas podemos aumentar ou diminuir em 1 semitom, 2 tons, 2 tons e meio, 3
tons e etc.
Atenção!
Tenha
bom senso! Muitas músicas podem perder a característica se diminuir ou aumentar
muito a tonalidade. Às vezes é melhor descartar uma música devido a mudança da
tonalidade ser muito extrema. A média para se mudar uma tonalidade e fazer com
que a música não perca sua característica é de no máximo 2 Tons tanto para cima
quanto para baixo.
Faça um teste! =)
Pegue o seu instrumento,
diminua ou aumente a tonalidade de alguma música e cante em cima. Quem sabe
você não descobre uma região que te faz cantar até melhor? Isso vale também se
você acompanhar algum cantor(a), verifique com ele(a) se a voz está
confortável, e se não estiver, altere a tonalidade da música.
Bons treinos e espero ter contribuído novamente para o seu conhecimento musical.
Henrique Regiani
Professor de Violão e Contrabaixo
Aulas Online ou Presencial
WhatsApp: (11) 99286-9765
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