Os 05 Passos do Marketing Musical

No music, no life - Marketing Musical


O mercado musical é muito abrangente, por isso, atinge diversos nichos. Muitos não acreditam que dê para viver de música, mas sim, é possível viver de música! Basta você entender o seu público e o nicho que você quer explorar com o seu serviço.

 

A minha formação em Marketing e em Música me fez abrir os olhos, e o que eu quero neste texto é abrir também os seus olhos sobre esse mercado que movimenta mais de 5 bilhões de reais apenas no Brasil.

 

Vamos aos 5 passos principais para você empreendedor:


 

O que são nichos de mercado?

1º Passo: Identifique uma oportunidade de negócio dentro dos nichos que você tem domínio. Pense no segmento musical como um todo, veja o que você domina de fato (produção, aula, luthieria, banda, fabricação e etc.) e explore.

 



2º Passo: Elabore um planejamento para curto (metas), médio (objetivos), e longo prazo (missão). A forma que você deve fazer é justamente no sentido contrário.

Comece desenvolvendo um Plano de Negócios que mostrará para você os 3 prazos, utilizando as metas para as ações estratégicas de cada momento, para chegar no objetivo desejado com essas metas, até que por fim mostrará de forma clara no que você quer se transformar (Missão).

Com o plano de negócios formulado, você deve buscar um planejamento estratégico para atingir seus objetivos.

Na sequência, deve desenvolver táticas para cumprir suas metas, e aí sim finalmente utilizar um Plano de Ação, colocando os famosos: O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Onde fazer? Por que fazer? Quem fará? Quanto custará?



Marketing Plus- Creative Communications | LinkedIn

3º Passo: Dentro do que você dominar, se adapte aos serviços dos concorrentes, e crie um “plus” (diferencial) para atrair mais clientes. O plus deve vir dentro de uma tendência de mercado, como por exemplo, dentro de tecnologia que vem avançando a cada ano que passa, oferecendo mais comodidade ao cliente business/consumidor e automaticamente oferecendo mais produtividade a você empreendedor. Para você se adaptar e criar um plus para o seu produto/serviço, é necessário uma pesquisa chamada de “análise swot”, que é um método comparativo que analisa: Pontos fortes e pontos fracos dentro de sua empresa e a do seu concorrente (Microambiente), e, Oportunidades e Ameaças que gira tanto em sua volta como em volta do seu concorrente (Macroambiente).

Ou seja, o Microambiente analisa de forma interna, e o Macroambiente de forma externa.

O plus basicamente é desenvolvido analisando o Macroambiente, identificando uma oportunidade, e na sequência analisando o Microambiente de sua empresa para ver se é possível desenvolver esse plus que você teve em mente.

 


Como estabelecer o público alvo da sua campanha

4º Passo: Estude os melhores lugares para divulgar o seu produto/serviço seja digital ou não. Para obter sucesso, você deve divulgar onde o seu público está localizado. Para saber qual é o seu público, não basta ele estar dentro do seu nicho, pois as vezes, o seu produto/serviço pode atingir pessoas de idades segmentadas, e não todas as idades, por exemplo. Separe um valor para investir em divulgação no local certo. Se quer ganhar dinheiro, deve haver um investimento inicial. O valor varia de acordo com o mercado que você está explorando.

 


Marketing de Relacionamento: a estratégia de fidelizar clientes - Meu  Redator

5º Passo: Conquistar é fácil, o difícil é manter o seu cliente.

Mantenha uma relação frequente com o seu cliente. Esse relacionamento estreitará os laços entre vocês, sua marca ficará na cabeça dele, e com isso, você vai adquirir algo grandioso que é a lealdade do seu cliente. Ele passará a te defender e a te ajudar com novos clientes, gerando assim o boca a boca.

Lembrando que “manter um relacionamento” não é mandar um monte de e-mail para o seu cliente, mas sim e-mails/mensagens pontuais, e que seja de grande utilidade para ele de alguma forma. Lembre-se que você pode presenteá-lo de algum modo de acordo com o tempo que ele está como seu cliente, ou então convidá-lo para algo mais pessoal que fará com que ele se sinta especial.

 

Utilizando esses 5 passos de forma correta e detalhada, o seu negócio tem tudo para dar certo. Confie em você e não tenha medo de encarar de frente os obstáculos que te esperam. Boa sorte!



Henrique Regiani

Professor de Violão e Contrabaixo

Aulas Online ou Presencial

WhatsApp: (11) 99286-9765



Comentários (0)


Deixe um comentário